11/03/2015

54 - Contrastes nas relações humanas

SÃO PAULO APÓSTOLO: 20Numa casa grande, não há somente vasos de ouro e prata; há também de madeira e barro. Alguns são para uso nobre, outros para uso comum. 21Aquele que se purificar desses erros será vaso nobre, santificado, útil para o seu dono e preparado para toda boa obra (1 Tm 2,20-21).



BEM-AVENTURADO TIAGO ALBERIONE: Quantos contrastes entre uma calma exterior e uma tempestade interior! Pensamentos irracionais de revolta, de ambição, de sensualidade, de sonhos febris, mundanos... Procedentes de leituras, discursos, espetáculos, ambições... E na mesma comunidade almas simples, inteiramente de Deus, numa paz vitoriosa.



REFLEXÃO: Não há outro modo para vencer o mal e o pecado, a não ser através do amor, que impele ao dom da própria vida pelo próximo[1]. A verdadeira riqueza é o amor de Deus compartilhado com os irmãos. Aquele amor que vem de Deus e que nos leva a compartilhá-lo entre nós e a ajudar-nos uns aos outros. Quem o experimenta não tem medo da morte e recebe a paz do coração[2]. O amor fraterno é o testemunho mais próximo que nós podemos dar, de que Jesus está vivo conosco, que Jesus ressuscitou[3].



[1] Papa Francisco, Praça de São Pedro, 19 de Janeiro de 2014.
[2] Papa Francisco, Praça de São Pedro, 4 de Agosto de 2013.
[3] Papa Francisco, Praça de São Paulo, III Domingo de Páscoa, 14 de Abril de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário