29/07/2015

74- A escuta é um ato de caridade

SÃO PAULO APÓSTOLO: 14Meus irmãos, também eu estou pessoalmente convencido de que vocês estão cheios de bondade e repletos de todo conhecimento, para se corrigirem uns aos outros (Rm 14,14).



BEM-AVENTURADO TIAGO ALBERIONE: O tempo é bem ocupado quando você faz um ato de caridade; até mesmo só escutando sem poder dizer uma palavra de consolo, uma palavra que traga luz. Eis a caridade prática.



REFLEXÃO: Nisso consiste, portanto, procurar a Deus com perfeição: afastar-se da ilusão e do prazer, das ansiedades e dos desejos mundanos, dos trabalhos que Deus não quer, da glória que é apenas exibicionismo humano; manter meu espírito livre de confusão, de modo que minha liberdade esteja sempre à disposição de Sua vontade; manter meu coração silencioso para ouvir a voz de Deus; cultivar a liberdade intelectual para com as imagens das coisas criadas, de modo a receber o contato secreto de Deus no obscuro amor; amar todos os homens como a mim mesmo [1].



[1] MERTON, Thomas. Novas Sementes de Contemplação. Rio de Janeiro: Fissus, 2001. p.52

Nenhum comentário:

Postar um comentário