05/07/2015

29. Sociabilidade como sinal de vocação

SÃO PAULO APÓSTOLO: 9Pratiquem tudo o que vocês aprenderam e receberam como herança, o que ouviram e observaram em mim. Então o Deus da paz estará com vocês (Fl 4,8-9).

BEM-AVENTURADO TIAGO ALBERIONE: A sociabilidade é qualidade essencial para quem quer entrar numa sociedade, ainda mais se for uma sociedade religiosa. Constitui um sinal positivo de vocação, da mesma forma que a falta da sociabilidade constitui um impedimento fundamental e é um indício claro de falta de vocação.

REFLEXÃO: Cada um de nós tem a sua vocação. A nossa vocação não é uma loteria sobrenatural, mas a ação recíproca de duas liberdades e, portanto, de dois amores. É inútil tentar pôr o problema da vocação fora da amizade e do amor. O homem, para responder à sua vocação, não pode ser outra pessoa senão ele mesmo. A maioria das vocações tende a tende a definir a sua finalidade não só em relação a Deus, mas também em relação aos outros. A vocação de cada um de nós é fixada, ao mesmo tempo, pela necessidade que têm os outros de nós e nós dos outros e de Deus[1]


[1] MERTON, Thomas. Homem algum é uma ilha. Tradução: Timóteo Amoroso Anastácio. Campinas: VERUS, 2003, p.120, 122, 127

Nenhum comentário:

Postar um comentário