10/06/2015

67 - “Um só coração e uma só alma”

SÃO PAULO APÓSTOLO: 15Vivendo amor autêntico, cresceremos sob todos os aspectos em direção a Cristo, que é a Cabeça. 16Ele organiza e dá coesão ao corpo inteiro, através de uma rede de articulações, que são os membros, cada um com sua atividade própria, para que o corpo cresça e construa a si próprio no amor (Ef 4,15-16).



BEM-AVENTURADO TIAGO ALBERIONE: Unidos, vivemos os valores próprios da comunidade consagrada, conscientes de que devemos à igreja e ao mundo o testemunho concreto desses valores. Seguindo a Cristo, que nos pede comunhão de vida como a das pessoas divinas e nos diz que lhe daremos se soubermos “amar-nos uns aos outros como Ele nos amou”, esforçamo-nos por realizar a aspiração da Igreja, por fazer viver os discípulos de Cristo como “um só coração e uma só alma”.



REFLEXÃO: Reconhecemos que, numa cultura onde cada um pretende ser portador duma verdade subjetiva própria, torna-se difícil que os cidadãos queiram inserir-se num projeto comum que vai além dos benefícios e desejos pessoais[1]. Aos cristãos de todas as comunidades do mundo, quero pedir-lhes de modo especial um testemunho de comunhão fraterna, que se torne fascinante e resplandecente. Que todos possam admirar como vos preocupais uns pelos outros, como mutuamente vos encorajais, animais e ajudais: “Por isto é que todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros” (Jo 13, 35). Foi o que Jesus, com uma intensa oração, pediu ao Pai: “Que todos sejam um só (…) em nós [para que] o mundo creia” (Jo 17, 21). Cuidado com a tentação da inveja! Estamos no mesmo barco e vamos para o mesmo porto! Peçamos a graça de nos alegrarmos com os frutos alheios, que são de todos[2].



[1] Papa Francisco, Evangelli Gaudium, 2013, n.61.
[2] Papa Francisco, Evangelli Gaudium, 2013, n.99.

Nenhum comentário:

Postar um comentário