10/05/2015

21. Praticar o perdão

SÃO PAULO APÓSTOLO: 17Não paguem a ninguém o mal com o mal; a preocupação de vocês seja fazer o bem a todos os homens. 18Se for possível, no que depende de vocês, vivam em paz com todos (Rm 12,17-18).

BEM-AVENTURADO TIAGO ALBERIONE: Cultivar a disposição para perdoar o mal recebido e para recordar tão somente o bem, sem lançar no rosto as culpas, sem humilhar os outros etc.

REFLEXÃO: Paz e perdão. O amor cobria tudo. As primeiras comunidades cristãs tinham um só coração e uma só alma. Havia nelas a paz, o que significa que não havia lugar para fofocas, invejas, calúnias e difamações. Para qualificar uma comunidade cristã devemos nos perguntar como é o comportamento dos cristãos. São mansos e humildes? Naquela comunidade, há brigas entre eles pelo poder? Brigas com inveja? Há fofocas? É uma comunidade que dá testemunho da Ressurreição de Jesus Cristo? Essa paróquia, essa comunidade, essa diocese crê, realmente, que Jesus Cristo ressuscitou? Dar testemunho de que Jesus está vivo, está entre nós. E assim se pode verificar como vai uma comunidade[1].



[1] Papa Francisco, 29 de abril de 2014, Casa Santa Marta

Nenhum comentário:

Postar um comentário