15/04/2015

59 - Saber relacionar-se consigo mesmo

SÃO PAULO APÓSTOLO: 32Eu gostaria que vocês estivessem livres de preocupações (1 Cor 7,32).



BEM-AVENTURADO TIAGO ALBERIONE: Uma pausa, então? Sim, necessária. Porém, não ociosa, mas para reforçar a plataforma de lance, levantar melhor o voo, redobrar as forças... Orientar os corações, para onde estão os verdadeiros bens. A pessoa reta sabe viver na sociedade e sabe comportar-se sozinha decorosamente. Quem de bom grado busca a solidão realizará o bem na sociedade. Quem não sabe estar consigo mesmo encontrará muitos perigos em suas relações com as pessoas.



REFLEXÃO: Para a vida comunitária dar certo, ela precisa de uma boa medida de solidão. Por mais paradoxal que pareça, somente quando a pessoa gosta de estar sozinha é que gostará também de estar com outras pessoas, e será capaz de conviver com elas. A capacidade e a experiência da solidão são importantes principalmente para a vida espiritual. O teólogo evangélico Paul Tilich disse: ‘Religião é aquilo que cada pessoa faz de sua solidão’[1].






[1] GRÜM, Anselm. SARTORIUS, Christiane. Amadurecimento espiritual e humano na vida religiosa. São Paulo: Paulinas, 2. ed.2008, p.145

Nenhum comentário:

Postar um comentário