19/04/2015

18. Fé e Sociabilidade

SÃO PAULO APÓSTOLO: 1Acolham o fraco na fé, sem lhe criticar os escrúpulos. 2Um acredita que pode comer de tudo; outro, sendo fraco, só come legumes. 3Quem come de tudo, não despreze quem não come. E quem não come, não julgue aquele que come, porque Deus o acolhe assim mesmo. 4Quem é você para julgar um servo alheio? Se ele fica de pé ou cai, isso é lá com o patrão dele; mas ele ficará de pé, pois o Senhor é poderoso para o sustentar (Rm 14,1-4).

BEM-AVENTURADO TIAGO ALBERIONE: A sociabilidade, como verdadeira virtude, se fundamenta na fé. Pela fé vemos todos os homens como filhos de Deus e como irmãos no “Pai nosso”. Pela fé vemos todos como pessoas, às quais somos devedores da verdade, da edificação e da oração.

REFLEXÃO: Podemos perguntar-nos: de que forma conservamos a fé? Guardamo-la para nós, na família, como um bem privado ou sabemos partilhá-la com o testemunho, o acolhimento e a abertura aos outros? Não devemos guardar a fé num cofre-forte[1]. A fé pode tudo! É vitória! E seria belo se repetíssemos isso também nós, porque, muitas vezes, somos cristãos derrotados. A Igreja está cheia de cristãos derrotados, que não acreditam que fé é vitória. Se nós cristãos acreditamos confessando a fé, também protegendo, fazendo a custódia da fé e confiando em Deus, seremos cristãos vencedores. E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé[2].




[1] Papa Francisco na missa da peregrinação das famílias, 27/10/2013.
[2] Papa Francisco, Casa Santa Marta, 10 de janeiro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário