12/04/2015

17. Gentileza e cortesia em todos os lugares

SÃO PAULO APÓSTOLO: 8Finalmente, irmãos, ocupem-se com tudo o que é verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, honroso, virtuoso, ou que de algum modo mereça louvor. (Fl 4,8).

BEM-AVENTURADO TIAGO ALBERIONE: O viver juntos, supõe aceitação das normas de cortesia, urbanidade, gentileza, em todos os lugares, especialmente quando se está em companhia. O viver juntos supõe a disposição para perdoar os erros e os males e para lembrar os benefícios recebidos; ser sempre iguais e simples, sem orgulho na sorte e na honra; mas sem abatimento nas contradições.

REFLEXÃO: Neste tempo em que as redes e demais instrumentos da comunicação humana alcançaram progressos inauditos, sentimos o desafio de descobrir e transmitir a “mística” de viver juntos, misturar-nos, encontrar-nos, dar o braço, apoiar-nos, participar nesta maré um pouco caótica que pode transformar-se numa verdadeira experiência de fraternidade, numa caravana solidária, numa peregrinação sagrada. Assim, as maiores possibilidades de comunicação traduzir-se-ão em novas oportunidades de encontro e solidariedade entre todos. Como seria bom, salutar, libertador, esperançoso, se pudéssemos trilhar este caminho! Sair de si mesmo para se unir aos outros faz bem. Fechar-se em si mesmo é provar o veneno amargo da imanência, e a humanidade perderá com cada opção egoísta que fizermos[1].



[1] Papa Francisco, Evangelli Gaudium, 2013, n.87.

Nenhum comentário:

Postar um comentário