01/02/2015

7. Honrar os irmãos

SÃO PAULO APÓSTOLO: 13Paremos, portanto, de julgar uns aos outros. Ao contrário, preocupem-se em não ser causa de tropeço ou escândalo para o irmão. 14Sei e estou convencido no Senhor Jesus: nada é impuro por si mesmo. Mas, se alguém acha que alguma coisa é impura, essa coisa se torna impura para ele (Rm 14,13-14).

BEM-AVENTURADO TIAGO ALBERIONE: Nossa vida fraterna alcança sua melhor expressão quando honramos os irmãos, reconhecendo-lhes as qualidades, demonstrando-lhes nossa estima sincera, participando dos seus êxitos, das suas penas e das suas alegrias.

REFLEXÃO: Uma pessoa é definida em termos de liberdade, portanto em termos de responsabilidade também: responsabilidade para com outras pessoas, responsabilidade pelas outras pessoas. Em termos concretos, o cristão não é apenas alguém que busca a expansão e o desenvolvimento de sua própria individualidade e a satisfação de suas mais legítimas necessidades naturais, mas alguém que se reconhece responsável pelo bem dos outros, pela realização temporal e eterna salvação deles. Por isso, a pessoa cristã alcança a maturidade quando compreende que cada um de nós é, de fato, ‘um guardião de seu irmão’[1].



[1] MERTON, Thomas. Amor e Vida. São Paulo: Martins Fontes Editora, 2004. p.161,162

Nenhum comentário:

Postar um comentário