08/02/2015

8. Viver a exemplo da primeira comunidade

SÃO PAULO APÓSTOLO: 28Todas as coisas concorrem para o bem dos que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o projeto dele (Rm 8,28).

BEM-AVENTURADO TIAGO ALBERIONE: Aquele espírito de irmandade e de união divina que unia a primeira comunidade, o colégio apostólico, deve pairar entre nós de modo a alegrar os nossos corações, fazendo resplandecer a serenidade sobre os nossos rostos e levando às nossas almas aquele senso de calma, que tanto contribui para favorecer a nossa união com Deus, objetivo imediato da vida religiosa. Onde faltar esse espírito não poderá haver recolhimento, oração, sincero amor ao próprio estado e fervor de vida espiritual.

REFLEXÃO: A verdade que devemos amar ao amarmos nossos irmãos é o destino concreto e a santidade que o amor de Deus quis para eles. Quem deveras ama o outro, não é movido apenas pelo desejo de vê-lo contente, cheio de saúde e próspero neste mundo. O amor não pode contentar-se com ideal tão incompleto. Se o meu dever é amar meu irmão, eu devo, de algum modo, entrar a fundo no mistério do amor de Deus por ele. Não é só a simpatia humana que deve mover-me, mas, também, esta divina simpatia que em Jesus se nos revela e enriquece a nossa vida pela efusão do Espírito Santo. A verdade que devo amar em meu irmão é Deus mesmo, vivo nele[1]



[1] MERTON, Thomas. Homem algum é uma ilha. Tradução: Timóteo Amoroso Anastácio. Campinas: VERUS, 2003, p.22

Nenhum comentário:

Postar um comentário