08/11/2015

47. Temperamentos diversos

SÃO PAULO APÓSTOLO: 8A um, o Espírito dá a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de ciência segundo o mesmo Espírito; 9a outro, o mesmo Espírito dá a fé; a outro ainda, o único e mesmo Espírito concede o dom das curas; 10a outro, o poder de fazer milagres; a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos; a outro, o dom de falar em línguas; a outro ainda, o dom de as interpretar. 11Mas é o único e mesmo Espírito quem realiza tudo isso, distribuindo os seus dons a cada um, conforme ele quer (1 Cor 12,8-11).

BEM-AVENTURADO TIAGO ALBERIONE: Na comunidade religiosa mais perfeita que possais imaginar, encontrareis inevitavelmente os caracteres mais opostos, e isso pode ser explicado com toda facilidade. A variedade das disposições dos pais que oferecem à religião os seus filhos, as características de cada uma das regiões que dão à índole colorações totalmente particulares e a indefinida diversidade de humores fazem com que se encontrem juntos na mesma casa, da manhã à noite, em todas as horas do dia, sempre perto uns dos outros, temperamentos calmos e irrequietos, reflexivos e volúveis, serenos e assustados, equilibrados e fantásticos etc.

REFLEXÃO: Não somos todos iguais, e não devemos ser todos iguais. Todos nós somos diversos, diferentes, cada qual com as suas próprias qualidades[1].



[1] Papa Francisco, Audiência Geral, 9 de Outubro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário