23/12/2014

1.Viver em sociedade: um direito natural

SÃO PAULO APÓSTOLO: 1Que os homens nos considerem como servidores de Cristo e administradores dos mistérios de Deus. 2Ora, o que se espera dos administradores é que eles sejam dignos de confiança(1 Cor 4,1-2).

BEM-AVENTURADO TIAGO ALBERIONE: O homem é naturalmente ordenado por Deus a viver em sociedade. Com efeito, não poderia viver no isolamento, já que sozinho não é capaz de alcançar o seu aperfeiçoamento físico, moral e intelectual. Deus deu ao homem a inclinação a superar a sua insuficiência associando-se aos outros, seja na vida doméstica quanto na vida civil e religiosa. E este é um direito natural, que ninguém pode violar.

REFLEXÃO: Cada homem é um pouco de mim mesmo, porque faço parte da humanidade. Cada cristão é uma parte do meu próprio corpo, porque somos membros de Cristo. Tudo o que faço, é feito também para eles, com eles e por eles. Tudo o que fazem, fazem em mim, por mim e para mim também. Mas cada um de nós fica responsável pela sua parte na vida do corpo total. Nada, absolutamente, tem sentido, a menos que admitamos, com John Donne, que ‘homem algum é uma ilha completa em si mesma; todo homem é um fragmento do continente, uma parte do oceano’[1].



[1] MERTON, Thomas. Homem algum é uma ilha. Tradução: Timóteo Amoroso Anastácio. Campinas: VERUS, 2003, p.18

Nenhum comentário:

Postar um comentário