21/07/2014

Conhecer o Fundador para conhecer e amar o Carisma

A vida de Padre Alberione esconde as marcas de Cristo; suas dores e sofrimentos. Mas, o frágil e audacioso profeta nunca desanimou nem desistiu de realizar a vontade de Deus. Quando começamos a lê-lo percebemos a imensidão de seu amor pela criatura humana e pelo Mestre Jesus. Mas, para quê conhecer Alberione e não Paulo e o próprio Jesus Cristo? É simples! A história e a vida de Pe. Alberione, além suscitar um profundo amor pela missão, nos leva a amar ainda mais o Apóstolo e também o Cristo. Ambos estiveram presentes em cada empreendimento e em cada traço da vocação do Bem-Aventurado.
"A palavra escrita e a palavra falada,
a pública e a particular: que seja a palavra
 de Paulo e aquela de Cristo", dizia o profeta da comunicação.

Contudo, enquanto nós, que almejamos o carisma paulino, não nos convencermos da importância de conhecer ao máximo a história carismática do fundador, de modo a deixar-nos cativar por ele e a nos apaixonar por seus ideais, dificilmente compreenderemos, com clareza, o que quer dizer "evangelizar na cultura da comunicação".

Como nos ensina o próprio Alberione, "o amor abre os olhos! Quem não ama, não conhece. Para amar é preciso conhecer". Conhecer o idealizador de um projeto é fundamental para compreender, viver e difundir "seu" ideal. Quem não alimenta curiosidade e amor  pela história de sua congregação, naturalmente, correrá o risco de desviar-se do caminho primeiro, daquele indicado por Deus nos inícios da fundação. Nisto, há o perigo de "escrever" uma nova história, sem antes ter conhecido aquela já existente, "ditada" pelo próprio Espírito Santo ao Fundador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário